sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O corpo de Mandela e a ausência de sua presença

O corpo de Nelson Mandela parou. Os sinais vitais do líder sul-africano o deixaram aos 95 anos de vida. Sua voz, seus gestos, que durante anos estiveram atentos à vida de seu povo, pararam para sempre. Agora seu corpo descansa eternamente. A nação perde seu filho, seu bravo guerreiro. O povo, seu pai, e o mundo um símbolo do poder do diálogo, um homem de verdade.
Haveria de haver um enorme vazio, mas não há. O espírito do guerreiro Zulu está liberto do corpo humano, mas, agora habita a terra. Volta ao pó. Sua ausência física, agora, se perpetua numa presença eterna de um homem que nos ensinou a usar o diálogo para promover a paz entre nós.
Aqui, fazemos nossa homenagem, neste dia, em que o mundo lamenta sua perda, Mandela. Mas sabemos que os guerreiros zulus não morrem nunca.Descanse Mandela, já que a paz, você nos deixou como legado. Você reconciliou pelo diálogo homens, antes separados pela cor da pele, pela palavra Apartheid que parecia uma tatuagem que nunca iria sair da pele.

Nunca mais haveremos de ver na África do Sul isso:


Graças a você, Mandela. Obrigado..."Hamba Kahle Madiba" (em zulu). O mundo referencia, você, guerreiro zulu da Paz que uniu a África do Sul numa só pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário