O componente curricular Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes, oferecido pela UFSB, tem demonstrado como a matemática está em toda a parte e como podemos analisar a realidade a observando de uma maneira mais reflexiva e mais responsável. Além disso, este componente evidencia um dos aspectos filosóficos do seu plano orientador que se inspira em Anísio Teixeira, Paulo Freire, Milton Santos, Boaventura de Sousa e em Pierre Lévy. Tal abordagem tem contribuído para percebermos melhor o nosso corpo e como podemos viver em harmonia com a natureza.
Cada aula eu tenho descoberto como a arte se conecta com a matemática. Estou redescobrindo a arte.
ResponderExcluirAs construções manuais, artesanais, mesmo com materiais industrializados (e perigosos, como os canudos plásticos usados nesse exercício, posto que é considerado um dos vilões atualmente - vejam em: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/07/por-que-o-canudo-de-plastico-virou-o-inimigo-numero-1-do-meio-ambiente.html) trazem elementos concretos para a compreensão da representação do ser humano e da natureza.
ResponderExcluirA brincadeira de construção dos sólidos de Platão, pode ser realizada com estudantes de todas as idades e facilita a discussão em relação à matemática e o campo das artes.